Usuários de internet baseados na China não podem mais acessar o site do Scratch. Greatfire.org, uma organização que monitora a censura da internet na China, mostra que o site foi 100% bloqueado já em 20 de agosto, enquanto um usuário do Scratch sinalizou a proibição em 14 de agosto.
Quase 60 milhões de crianças em todo o mundo usaram a linguagem de programação visual do Scratch para fazer jogos, animações, histórias e coisas do gênero. Isso inclui estudantes na China, que está presenciando uma corrida do ouro para a codificação precoce enquanto o país tenta transformar seus 200 milhões de crianças em talentos de tecnologia de classe mundial.
Na última contagem, 5,65% ou 3 milhões dos usuários registrados do Scratch estão baseados na China, embora seu alcance seja maior do que a figura sugere, pois muitos desenvolvedores chineses criaram derivados baseados no Scratch, um software de código aberto.
Projetos no Scratch contém “uma grande quantidade de conteúdo humilhante, falso e calunioso sobre a China”, incluindo a colocação de Hong Kong, Macau e Taiwan em uma lista suspensa de “países”, um meio de comunicação estatal relatou em 21 de agosto. O artigo acrescentou que “qualquer serviço de distribuição de informações na China” deve cumprir os regulamentos locais, e o site e fórum de usuários do Scratch foram encerrados no país.
O editor Scratch, que alega codificadores em todos os países do mundo e está disponível em mais de 50 idiomas, pode ser baixado e usado offline. Isso significa que os usuários chineses que instalaram o software podem continuar a usá-lo por enquanto. Não está claro se a restrição se estenderá e dificultará as futuras atualizações de versão do software.
A equipe Scratch não pode ser contatada imediatamente para comentar. Sua proibição na China, se for comprovada como permanente, provavelmente angariará apoio para substitutos caseiros. “O Scratch é amplamente utilizado na China por usuários estudantes. Nas escolas, ele é usado em muitos livros oficiais de tecnologia da informação para alunos do ensino fundamental ”, disse Anqi Zhou, executivo-chefe da Dream Codes True, com sede em Shenzhen, uma startup de programação voltada para crianças de escolas primárias e secundárias. “Existem muitas competições de programação para crianças usando Scratch.” Na verdade, a infiltração do Scratch no sistema de escolas públicas foi o que inicialmente alarmou a autoridade chinesa.
Um artigo publicado em 11 de agosto em uma agência estadual voltada para a juventude explodiu: “Plataformas como o Scratch têm um grande número de jovens usuários chineses. É exatamente por isso que a plataforma deve exercer autodisciplina. Permitir o livre fluxo do discurso anti-China e separatista causará danos aos sentimentos do povo chinês, cruzará a linha vermelha da China e envenenará a geração futura da China. ” O título do artigo capturou a atitude de Pequim em relação às tecnologias importadas, incluindo aquelas que são de código aberto e pretendem ser educacionais e inócuas: Uma China aberta não é "xenófoba", mas deve se "desintoxicar". Independentemente do conteúdo “problemático” gerado pelo usuário no Scratch, a China provavelmente incentivará o crescimento de mais jogadores de tecnologia nativos, como tem feito em um amplo esforço para localizar semicondutores e até mesmo hospedagem de código-fonte. Fora dos livros didáticos, Scratch tinha encontrado seu caminho em centros caros após o período escolar em toda a China.
Algumas empresas atribuem publicamente os códigos de fonte aberta do Scratch como sua base, enquanto outras constroem sósias que afirmam ser feitas internamente, disseram vários fundadores chineses da indústria. “Scratch é como uma referência para software de programação infantil. A maioria dos pais aprende sobre o Scratch em programas extracurriculares, que tendem a manter todo o tráfego da web para eles em vez de direcionar os usuários para o Scratch ”, disse Yi Zhang, fundador da Tangiplay, uma startup com sede em Shenzhen que ensina crianças a codificar por meio de hardware.
Apesar da popularidade do Scratch na China, surgiram concorrentes de todos os tamanhos. Isso inclui a Code Mao, uma startup de Shenzhen que é uma das primeiras e importantes empresas do setor - e bem financiada por empresas de capital de risco. Com sua própria linguagem Kitten, que descreve como “mais robusta do que Scratch”, a startup possui uma presença em 21 países, mais de 30 milhões de usuários e cerca de 11.000 clientes institucionais. NetEase e Tencent, que já operaram na Internet, também criaram seus próprios produtos para jovens programadores. “Se for algo permanente e se as principais competições e escolas pararem de usá-lo, nós também consideraremos parar de usá-lo”, disse Zhou, cuja startup também está sediada em Shenzhen, que alimentou uma comunidade de empresas de codificação iniciais graças a empresas iniciantes locais como a Code Mao e Makeblock.