Microprocessadores são utilizados para ativar sensores, motores e internet das coisas. É o cerebro por trás da robótica educacional.
Neste artigo vamos falar sobre alguns dos kits e microprocessadores eletrônicos para fins educacionais e de prototipação. Podemos encontrar muitos outros, mas estes são alguns que podemos mencionar como populares por escolas e educadores.
¬ o preço é uma vantagem a se considerar
¬ muitos cabos em um superfície muito pequena
¬ meticulosidade necessária para todas as conexões
¬ requer um computador para função
Talvez o projeto Arduino represente um das primeiras fundações do movimento Open Hardware. Tudo começou em 2005,como um projeto para alunos de Interaction Design Institute Ivrea, em Ivrea na Itália. Inicialmente, os alunos usaram o cartão “BASIC Stamp” que custa cerca de $100. Ela foi considerada superfaturada pela maioria dos alunos. Massimo Banzi, um dos fundadores, então decide lançar o Arduino, entre outros, em colaboração com alunos. Já trabalhando com o Processing, o desejo deles é criar um “Processing Hardware ”e eles decidem devolvê-lo tão aberto quanto possível. Este cartão, portanto, torna possível gerenciar pequenos motores, sensores e outros componentes eletrônicos. Assim, é possível criar instalações automação interativa ou residencial.
¬ preço muito acessível comparado com microprocessadores profissionais
¬ possibilidade de adicionar um cartão “escudo” sobre um mapa básico para gerenciar novos recursos (Placa Ethernet, placa Mp3, Placa do motor, etc.)
¬ comunidade de código aberto muito grande e hardware aberto em torno do Arduino
¬ diversidade de projetos, ajuda com fóruns e documentação fornecida
¬ adições regulares de cartões para a livraria existir
¬ pouco conhecimento necessário para operar circuitos simples
¬ preço e tamanho pequeno (um cartão sobre crédito)
¬ diversidade de possibilidades, uma vez que é um computador (mesmo que menos poderoso do que aqueles que usamos)
¬ não requer um computador para função
Esta placa é um "computador em miniatura" que funciona no Linux. A Raspberry Pi Foundation é registrada no Reino Unido como uma associação educacional. O propósito desta fundação é aumentar o conhecimento adultos e jovens, especialmente em o campo de TI e o de Ciência. As primeiras cópias foram listado em 29 de fevereiro de 2012. No início de 2015, mais de cinco milhões Raspberry Pi foi vendido. Hoje tem a versão Raspberry PI 3.
É um computador de placa única que utiliza um processador ARM. Criada pela BBC, o objetivo desse computador é de educar crianças e jovens do Reino Unido conceitos básicos de computação e programação de computadores.
¬ precisa estar conectado à uma massa para fechar o circuito
¬ requer um computador para funcionar
¬ facilidade de uso: apenas conectar um objeto driver em uma das entradas do cartão
Este projeto foi lançado no Kickstarter em junho de 2012 foi 2272% financiado. Seu criador tinha o desejo de criar um encontro entre o mundo físico e digital. Cada pode participar na criação do mundo de amanhã. Com o MakeyMakey, os objetos a vida diária torna-se parte de construção. Ele é frequentemente criticado por não permitir que jogue, crie instalações lúdicas ou artísticas.
Um pai desenvolveu um sistema para seu filho tetraplégico, para capacitá-lo a navegar na Internet com o MakeyMakey. Isso levanta o debate sobre a acessibilidade de tecnologias existentes que às vezes também são caras.
¬ detecta uma mão distância (1 a 10cm) e assim fazer de qualquer objeto um sensor sensível
¬ pode funcionar dependendo do aplicativo sem computador
¬ oferece um grande número de possibilidades, uma vez que pode ser reconfigurado à vontade
Este cartão leva o princípio do MakeyMakey, melhorando-o. Objetos condutores ou tinta condutor, portanto, tornam-se botões que aciona sons ou ações através do mapa. Compatível com Arduino.
¬ o mais fácil de usar entre seus “concorrentes”
¬ nenhuma configuração necessária
¬ sensores diferentes (7 no total) podem ser ligado ao mapa para criar variações de som
¬ preço alto é um inconveniente
¬ difícil de reconfigurar: não podemos mudar o banco de dados de som a si mesmo
Simplifica ainda mais o princípio em comparação com MakeyMakey e TouchBoard desde então chega pré-configurado com um banco dados de som. Estes podem ser acionado diretamente ao tocar o cartão ou conectando qualquer objeto condutor.
¬ montagem simples por ímãs
¬ adições regulares de módulos à biblioteca existir
¬ distribuição de módulos licenciados Open Hardware (exceto técnico conjunto magnético)
LittleBits foi criado por Ayah Bdeir, um problema de engenheiro e designer interativo do MIT. Ela é uma das figuras do movimento Open Hardware. Ela trabalha para que a educação e a inovação sejam mais acessibilidade. LittleBits é uma biblioteca de módulos eletrônicos que montam usando ímãs. Eles permitem que você aprenda, para construir e inventar facilmente neste campo. Trata-se de um kit de construção eletrônica mais intuitiva com módulos agrupados por cores de acordo com funções.
¬ módulos conectados sem fio
¬ também oferece módulos uma plataforma simples e intuitiva para aprenda o código
¬ visualização da mudança em o código ao conectar módulos entre eles
¬ módulos distribuídos em hardware aberto
Lançado no Kickstarter em outubro de 2014 e criado por designers do Royal College de Arte e Engenheiros do Imperial College de Londres, SAM é mais ou menos um equivalente a LittleBits. Contrário a LittleBits, os módulos não conecte não entre eles fisicamente, mas via uma conexão sem fio. A vontade de criadores é abrir a Internet das Coisas, para tornar os usuários atores do futuro.
¬ construção com componentes eletrônicos e não módulos inovadores e caros
¬ cartões preparados para facilitar montagem do objeto eletrônico
¬ documentação bem fornecida que permite que você avance passo a passo no construção e saiba mais sobre cada componente
O desejo da empresa é fornecer famílias, professores e jovens - de todas as idades, de todas as origens sociais - novas oportunidades para criar e para aprender a usar a tecnologia. Então, eles oferecem kits para criar objetos eletrônicos diferentes: “DIY Electro Dough Kit” - “DIY Gamer Kit” - “DIY Speak Kit” - etc.
¬ criação de um único objeto com um kit
¬ menos modularidade do que outros projetos
¬ menos liberdade do usuário